Lucas Fontenele's profile

Juventude Digital na Prática - Software House [ReCiclo]

Juventude Digital na Prática - Software House [ReCiclo]
Ao ser selecionado como bolsista do projeto Juventude Digital na Prática fornecido pelo Juventude Digital pela Prefeitura de Fortaleza, pelos conhecimentos adquiridos em cursos e outros projetos pessoais, fui designado para o time de Software House JD, cujo propósito é desenvolver projetos e tecnologias usando técnicas de software e programação. 
Nos organizamos em dois times (manhã e tarde) e recebemos solicitações de demandas provenientes de outros projetos relacionados ao JD. O time em que fui designado, recebeu a demanda do projeto ReCiclo.

Conhecemos a coordenadora do projeto, Nirlania, onde entendemos mais sobre seu propósito, necessidades, e o case em si.
O Re-ciclo é uma plataforma gratuita de coleta de recicláveis em Fortaleza. Realizada pela Prefeitura em conjunto com outras parcerias, ele conecta catadores a quem quer reciclar numa determinada área de fortaleza (ainda em expansão).
Tudo é retirado com triciclos elétricos, com baixa pegada de carbono, e direcionado para as nossas associações de reciclagem parceiras.

A necessidade chave do case é que estes catadores e associações, consolidam seus dados de coleta, venda e triagem através de um forms do google, não sendo a ferramenta ideal, sem possibilidade de um sistema próprio e visualização/extração de dados e/ou relatórios. A demanda foi a criação de um site próprio para isto.
Entendemos todas as necessidades e organizamos os time em escopos e cronogramas para atingir com sucesso o MVP, entregar um site útil e utilizável para o projeto ReCiclo. Contando com 6 membros, nos dividimos em Design (2), Desenvolvimento Front-end (2) e Desenvolvimento Back-end (2). A partir desta organização, escolhemos as ferramentas necessárias e iniciamos as atividades de cada viés.

As ferramentas escolhidas foram: Trello e Notion (Organização); Figma e Canva (Design); Nest.js, MariaDB e Docker (Back-end); React e Boostrap (Front-end).

Estando responsável pelo design, começamos a estudar tudo relacionado ao projeto, marca e usuários envolvidos. 

Pesquisamos alguns sites e projetos de referência para criar o framework e layout das páginas iniciais do site. 

Recebemos o manual da marca feito pela prefeitura, onde foi possível gera um moodboard com cores, logotipos, imagens, fontes e outras coisas relacionadas para orientar o resto da execução.
Entendemos o público alvo, sendo dois tipos: Os administradores do ReCiclo, que acompanham o projeto e coordenam tudo necessário e os catadores e associações, que utilizam os formulários para preenchimento. Os catadores que costumam ser os mais ativos no processo, sendo pessoas de idade variada, nível de escolaridade baixa, baixa renda e experientes na coleta de resíduos sólidos e reciclagem.

Com esse brainstorming, iniciamos a criação das telas e prototipagem.

Tentamos utilizar um design simples e similar ao site do ReCiclo já criado anteriormente, mas de forma mais prática e acessível, pensando nos usuários envolvidos.

Mapeamos todos os sites necessários e extraímos as informações dos formulários de preenchimento para criar as telas. No total, foram 38 telas criadas e prototipadas com algumas técnicas aplicadas no Figma, como componentes, dropdown, botões interativos e animações, para dar mais imersão na experiência.
Juventude Digital na Prática - Software House [ReCiclo]
Published:

Owner

Juventude Digital na Prática - Software House [ReCiclo]

Published: